Comentarios

COMO USAR UM EXTINTOR

O Código Nacional de Trânsito prevê o uso de extintor de incêndio como equipamento obrigatório. Na maioria das vezes, é um item cuja validade já se foi há tempos. Mais grave ainda, é que muitos motoristas nem sabem usar corretamente o aparelho. Então, aqui vão algumas dicas importantes e muito úteis para uma situação de emergência.


O extintor de incêndio tem por objetivo controlar focos iniciais de fogo. Por essa razão, devem estar posicionados no veículo de modo a ter acesso fácil e rápido pelo motorista. Normalmente estão localizados sob o banco do condutor.
Em geral, o incêndio pode ser provocado pelo envelhecimento da mangueira de borracha que leva o combustível para o motor e este, aquecido é incendiado. Mas a origem do fogo pode ser diversa, como uma colisão, por exemplo.
Ao identificar o início de um incêndio no veículo, desligue completamente o motor e qualquer outro componente elétrico. Saia imediatamente do carro com o extintor em mãos, posicionado verticalmente. Alerte outras pessoas para que saiam da área próxima do acidente. Mantenha uma distância segura e mantenha a calma para conseguir controlar o equipamento.
Retire a alavanca protetora, segure o aparelho com uma das mãos e com a outra, direcione a mangueira para a base do fogo. Fique com o extintor em posição favorável ao vento, para que a fumaça não atrapalhe sua visão. Se em poucos segundos perceber que o fogo não está sob controle, vá para um local seguro pois poderá haver risco de explosão.
Importante: ao utilizar um aparelho com jato de espuma, se inverter o equipamento com a saída do jato para baixo, a espuma só cessará de sair quando a carga estiver esgotada completamente.



Vídeo 








Nenhum comentário:

Postar um comentário